Por volta de 5 anos atrás eu comecei a refletir bastante sobre o tempo. Volta e meia estava envolvido em pensamentos que se desdobravam por vários dias. Fazia-me perguntas contantemente sobre algumas coisas que se passavam (e ainda passam) na minha vida, e a resposta para várias delas era sempre a mesma: o tempo.
Foi então que passei a realmente considerar que o tempo é uma das coisas mais poderosas e magníficas que Deus criou. Por vezes, já ouvi muitas pessoas se referindo ao tempo kronos como algo que tenha sentido negativo, ou ainda como o “tempo dos humanos”, quando é o tempo de Deus, o kairós, que realmente tem maior valor e proeminência. Passei, então, a tentar perceber o verdadeiro valor desse tempo, por alguns pormenorizado.
Rendi-me ao que descobri. Essa rendição me trouxe descanso à alma, essa tão agitada e revolta em resposta ao caos que por vezes se põe logo adiante. Tenho certeza que você também vive situações semelhantes.
Foi mais ou menos assim: “Se imagine daqui 30, 40 anos. Imagine que esse futuro você se encontre com o você de hoje. O que o futuro você diria para quem você é agora?
Foi aí que o poder desse tempo começou a ganhar um enorme valor. Algumas coisas que já tinha ouvido, ou mesmo pensado tornaram-se tangíveis. Um texto da Bíblia ganhou valor especial.
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.
Salmos 90:12
Quão impressionante é para mim que eu não saiba contar os meus dias. O verdadeiro siginifcado disso é olhar para a vida com os olhos certos de modo a encontar o resultado esperado que é a sabedoria.
Tenho a impressão de que essa medida é acrescentada quanto mais se aprender a contar os dias, ver o tempo atuar do modo que só ele consegue. Fato é que ele vai passar, e muitos não vão contar esses dias. Ao tentar contar alguns deles, eu tenho aprendido agumas coisas que gostaria de compartilhar com você.
*
O tempo cura
Já passei por algumas situações em que pensei que algumas mazelas seriam para sempre. Sabe aqueles machucados profundos na sua alma? Eles vão melhorar; vão sarar. O tempo vai passar e você vai provar de algo ainda mais supreendente que acompanha o tempo: a graça de Deus. Encha o seu coração de esperança para a dança do Tempo e da Graça de Deus na sua vida.
“Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.”
Salmos 34:1
*
O tempo revela a verdade
Algumas vezes nos sentimos injustiçados com algumas coisas. Contudo, parece que isso é ainda pior quando uma calúnia a nosso respeito é dita. Há uma imediata sensação e desejo de justiça, mas também de vingança. Mas de uma coisa você pode estar certo. Nenhuma palavra ou ação que você tome será mais poderosa para revelar a verdade do que o tempo!
Certa vez passei por algo assim. Foi muito ruim em todos os sentidos ver alguns amigos tomando conclusões a meu respeito após uma série de mentiras tendo sido ditas por um outro amigo em comum. Confesso que doeu bastante. Lembro-me de em todo o tempo dizer a mim mesmo: “O Tempo há de mostrar a verdade, e quem é quem”.
“Guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.”
Salmos 25:5
*
O tempo enaltece os humildes e humilha os orgulhosos
Incontáveis são as vezes que já testemunhei isso em minha vida, inclusive na situação que narrei anteriormente. A queda do orgulhoso é certeira. Ela pode não acontecer no tempo que esperamos, mas de fato ocorrerá.
Quanto mais o tempo passa, mais ele distancia e separa os humildes dos orgulhosos. Ambos repetem suas ações sempre e o Senhor os assim permite seguir no ecoar do tempo.
Pense por um instante na pessoa mais orgulhosa de quem você tem conhecimento. Imagine essa pessoa daqui 20 anos. O tempo virá e mostrará cada vez mais o orgulho.
Essa é uma das maneiras pelas quais Deus se opõe ao orgulhoso e o quebranta. Eis aí uma boa notícia, até mesmo aos mais raivosos das mídias sociais.
“Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.
Tiago 4:6
*
O tempo muda a perspectiva das coisas
Uma das coisas mais claras que o futuro eu fez questão de mostrar foi o quanto eu sou idiota em minhas percepções. Estou próximo de completar 35 anos e estava pensando em mim mesmo há 10 anos atrás.
Como podia eu pensar, agir e falar tanta coisa com uma análise errada de tudo! Ainda bem que o Tempo e a Graça estão sempre juntos. Ufa.
O tempo vai te mostrar o quanto você mudou e vai continuar mudando. O quanto a graça de Deus vai se derramando sobre sua vida nos momentos em que você achava que menos precisava dela.
Você não precisa deixar o tempo passar. Ele vai fazê-lo de qualquer jeito. Cabe a você vê-lo passar e perceber o poder que tem de mudar as circunstâncias.
*Esse artigo foi originalmente escrito para a Revista Box 95.