Conhecimento

Quote.png

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

2 Pedro 1:5

Você já teve a impressão que você às vezes não reconhece algumas coisas em si mesmo? Aquele jeito de pensar, de agir e responder aos acontecimentos da vida? Parece que ando nessa fase da vida.

Volta e meia estou pensando sobre o quanto eu hoje penso diferente de alguns anos atrás em relação à tanta coisa. Penso também que isso será verdade a outras várias daqui alguns anos.

Esse ano faço dezessete anos de casado. É bastante tempo e duranto todos esses anos eu venho conhecendo a pessoa com quem me casei quando os dois tínhamos dezoito anos. Eram os dias em que eu ainda tinha cabelo.

Volta e meia, também me vejo pensando sobre o quanto eu vou conhecendo minha esposa cada vez mais. Parece que ambos fomos e somos várias versões de uma mesma pessoa, e penso ser essa uma das facetas do autoconhecimento.

Uma simples pesquisa no google hoje revela vários livros, artigos, vídeos e todo tipo de assunto sobre o autoconhecimento. Saber quem se é parece ser uma das crises “normais” e comuns dos homens e mulheres dos tempos de hoje.

Na verdade, parece que esse é o objetivo de muita gente. Há um poder de sedução muito grande nesse processo em que parece existir um afunilamento de ideias e sentimentos acerca do que é esse conhecimento e ele, na maioria das vezes, tem no próprio homem o ponto de partida, e também o ponto de chegada.

Porém, “conhecimento” não é concebido como a base da vida ética, conduta ou esforço de uma pessoa. O verdadeiro conhecimento está enraizado na graça de Deus. Ele não é dissociado da presença de Cristo em nós de modo algum.

O maior conhecimento de Cristo trás junto de si o maior conhecimento de nós mesmos, uma vez passamos a ser desafiaos a seguir o Seu padrão de uma vida de ética, conduta, podendo descansar em Seu esforço.

De um tempo para cá, tendo procurado crescer mais nesse conhecimento de Cristo. Isso tem me permitido saber mais sobre sua graça, misericórdia e amor.

Talvez ao ler isso, isso lhe parece clichê, mas afirmo isso com a mais profunda transparência e convicção. Nesse processo, tenho também conhecido mais de mim mesmo, quando o Cristo Vivo manifesta seu poder revelando o que precisa ser transformado, mudado e moldado à sua própria vida.

Minha oração é que você possa crescer nesse conhecimento de dentro para fora:

Cristo em vós, a esperança da glória.

(Colossenses 1:27)