Perseverança

Por causa disso, concentrando todos os seus esforços, acrescentem à fé que vocês têm a virtude; à virtude, o conhecimento; ao conhecimento, o domínio próprio; ao domínio próprio, a perseverança;

2Pedro 1:5‭-‬6 NAA

Você já se imaginou fazendo esforço para perseverar?

Muita gente pensa exatamente o contrário disso: o esforço é esperado como consequência da perseverança. Parece que tudo funciona mais ou menos na ideia de que ao acreditar-se que as coisas vão melhorar, uma energia será encontrada para seguir os rumos da vida. Assim funciona a ideia do pensamento positivo, da lei da atração, e outras variáveis.

A fé bíblica, contudo, não se trata de apenas pensar positivamente acerca da vida e sua múltiplas facetas. Essa fé, mencionada por Pedro não é meramente acreditar s e esperar que mais coisas positivas aconteçam.

Ela não é causa que gera efeitos, mas fruto que germina para a vida. É literalmente o começo de toda uma nova vida. A própria fé para encarar a vida nos é dada, outorgada, impressa em nossos corações. O convite aqui é para desenvolvê-la ainda mais.

Esse prosseguir não é altivo, soberbo, mas humilde e consciente de que todas as coisas realmente cooperam para o bem dos que amam a Deus. Essa perseverança é o que permite a uma pessoa dar mais um passo, e outro, e mais outro, mesmo quando as coisas não parecem estar bem, ou mesmo não se vê solução imediata.

Isso se dá, pois, acima de tudo, a expectativa está em Deus e em seu agir. Esse é o alimento para jornada. Sei muito bem que isso não é fácil de jeito nenhum!

Quantas foram as vezes até aqui em que me vi lutando para prosseguir e de fato viver pela fé. Já se foram dias e noites em que não consegui encontrar e ver virtudes; conhecimento não fazia parte da agenda, pois, parecia completo néscio diante dos desafios da vida; por vezes agi completamente sem domínio próprio, desgovernado nas emoções, ações e palavras; e não consigo enumerar as muitas várias vezes em que estive muito perto de jogar a toalha.

É nessas horas que precisamos ser lembrados, e de fato o somos, de que o Bom Pastor de nossas almas está sempre conosco a nos conduzir por essa caminhada. Nosso papel é estarmos vigilantes e atentos à sua voz e direção, e perseverar naquilo que Ele já nos ensinou.

Persevere. Dê mais um passo alicerçado na fé que o Senhor já manifestou em você:

Cristo em vós, esperança da glória, Colossenses 1:27.